Ragnarok Tales
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito?

5 participantes

Ir para baixo

[Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito? Empty [Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito?

Mensagem por Phinderblast Ter Jun 08, 2010 2:38 pm

Todo mundo sabe que cada escritor escreve de uma forma diferente. Tolkien é bem diferente de Cervantes, que é diferente de Lewis Carrol, que é diferente de Machado de Assis, que é diferente de Christopher Paolini. Mas e agora? Dentre tantos estilos de escrita, qual mais lhe agrada? Comentem!

Eu particularmente gosto do jeito como Tolkien escreve, mas durante o Hobbit e a Trilogia do anel. Em o Silmirillion é uma escrita quase bíblica. Mas nos outros livros ele escreve muito bem e descreve muito! Não, ele descreve muito meeesmo! Ele descreve demaaaais! Em todos os sentidos, ele descreve muito bem e leva cinco páginas pra falar que uma pedra da estrada é meio quadrada. Muitas pessoas odeiam isso em Tolkien, acham ele enrolão e parado. Mas pra mim esse é o charme de sua escrita.

Paolini, o escritor de Eragon. Pobre Paolini, amaldiçoado com um filme HORROROSO. Ninguém merece aquele filme, sério. Leiam o livro e queimem os DVDs, não deixem que as gerações futuras tomem conhecimento daquela abominação. Quanto a escrita dele, eu gosto. Não é tão épico quanto Tolkien, mas isso não chega a ser um defeito. A escrita é mais leve e com menos tramas intrínsecos e insolúveis. É quase como ler uma fic bem feita. Na verdade o Paolini é um ficwritter, não é um escritor. Mas discuto isso outra hora. Resumindo sobre ele: ele é bom, gosto dos livros dele, e foda-se a crítica! Eu gosto, e vou comprar o próximo livro dele!

Não lembro agora o nome do autor(a), mas também gosto muito da escrita de O Exorcista. O livro que deu origem ao filme. Você sente medo ao ler, o autor consegue passar isso pra você com palavras, o que é muito foda de se fazer. Admiro pessoas que conseguem causar emoções diversas nos leitores, medo, fúria, indignação, tristeza, alegria... É algo mágico. Queria ler algo de Stephen King pra poder falar sobre ele, mas moro no cu do mundo e não tem nem gibi da mônica pra comprar aqui.
Phinderblast
Phinderblast
Todo poderoso fodão
Todo poderoso fodão

Mensagens : 146
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 35
Localização : You're still light years from facing Brock

Personagem
Nome: Phinderblast
Idade: 700
Profissão: Arquimago, Feiticeiro, Guerreiro, Cozinheiro, Fazendeiro e muitos outros eiros -q

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4633007210081833421

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito? Empty Re: [Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito?

Mensagem por Lord Crow Ter Jun 22, 2010 1:52 am

Terry Pratchett.
Stephen King.
Luís Fernando Veríssimo.
Umberto Eco.
Sir Arthur Conan Doyle.

O resto é o resto.

Eu boto o Tolkien como suplente da lista só pelo fato de ele ter o *despeito* de dizer que achava o Senhor dos Anéis curto demais. Não importa se ele é fenomenal, não importa se adoro as obras dele.

Não força a barra, véio! u_ú
Lord Crow
Lord Crow
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito? Empty Re: [Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito?

Mensagem por Hikari~* Ter Jun 22, 2010 1:17 pm

Phinderblast escreveu:Eu particularmente gosto do jeito como Tolkien escreve, mas durante o Hobbit e a Trilogia do anel. Em o Silmirillion é uma escrita quase bíblica. Mas nos outros livros ele escreve muito bem e descreve muito! Não, ele descreve muito meeesmo! Ele descreve demaaaais! Em todos os sentidos, ele descreve muito bem e leva cinco páginas pra falar que uma pedra da estrada é meio quadrada. Muitas pessoas odeiam isso em Tolkien, acham ele enrolão e parado. Mas pra mim esse é o charme de sua escrita.

Quem lê os livros do José de Alencar, principalmente Iracema, lê qualquer livro do Tolkien XD /ounão
Tipo... 10 adjetivos para um único substantivo '-' Tente ler isso em um único parágrafo XD
Desculpe ser totalmente random, mas isso me veio à cabeça agora, ainda mais porque Iracema é um dos livros que to tendo que ler para cumprir a lista de livros da Unicamp/Fuvest .-.

Eu costumo ler livros aleatórios demais, então não sei se poderia dar uma boa opinião quanto a isso. Mas eu não tenho frescura de ler, e o que vier para mim, eu leio u.u/
Hikari~*
Hikari~*
Game Master
Game Master

Mensagens : 57
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 32

Personagem
Nome: Ruby Aoki Chermont
Idade: 18 anos
Profissão: Justiceira

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito? Empty Re: [Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito?

Mensagem por MariSushi Qua Jun 23, 2010 12:04 am

Amo ler livros, amo comprar livros, mas ate agora não tenho um escrito favorito o.o
Minha leitura é muito random e as coisas que posso dizer sobre ela é que tenho uma mão muito boa para pegar livros de filosofia (mesmo que eu não sabia que é de filosofia, o que me deixa sutilmente desepcionada pois esperava uma ficção ou algo assim).
Enfim, para não parecer que estou floodando e seguir o tópico exigido vou falar no que mais me chama atenção na leitura e o que mais gosto o.o (isso via ser dificil, ja que sou bem random <_<')
Gosto de autores que conseguem transcrever uma narrativa onde a pessoa se involve e entra na história, algo bem natural e que logo de inicio já prende você a literatura. Ok, isso é basico de toda literatura, não é uma boa explicação, confeso. Mas em geral, acho que sempre procuro pelo diferente, pelo drama, histórias serias e com tramas daquela que se você não terminar de ler, você morre de alta atividade mental, pois seu cérebro fica falando "E agora? fulano e tritano vão ficar juntos? e aogra? e agora? e agoraaaaa? *pifa*". É... como uma novela na sua cabeça, so que mais culturam, mais envolvente, mais facinante o.o Acho que nem devia comparar a uma novela, que fronta a literatura, me desculpe, me sinto envergonahda por isso >_>
Enfim, também gosto de coisas mais exoticas, como disse antes, que chama atenção. Quem aqui ja leu 'A menina que roubava livros' de Markus Zusak? Bem, quem conta a história é a morte e ela em geral tende a interromper a narração para fazer pequenas notas no meio da história. Sinceramente achei a ideia genial e esse livro é um dos meus favoritos, se me dessem R$ 100 000 000 000, 00 pra vender a edição que eu comprei, não o faria >_> (acho). Como por exemplo também, a fic da Kirara, o titulo dela, nossa, ele me chamou MUITO a atenção, achei uma sacada linda e genial D: Babo litros em cima dele, morro de inveja dela por não ter tido a ideia de ter criado ele e, com o conhecimento dela, vou rouba-lo para alguma porcaria que vou fazer na vida (com os devidos creditos, é claro). Apaixonante D:
Bem, resumindo: Random. Estilo envolvente e exotico. Não me prendo muito a descrição, acho-a inutil dependendo do contexto da história. Me importo com a linguagem também e uma linguagem pobre e podre, que não saiba usar bem a palavra me intristesse D:
Enfim, é isso, deve ter mais para isso, mas creio que não vou me lembrar tão cedo.
MariSushi
MariSushi
Corredor do esgoto de Prontera
Corredor do esgoto de Prontera

Mensagens : 69
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 32
Localização : Brasília

Personagem
Nome: Isabel, a Fada
Idade: 14
Profissão: Mercadora

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito? Empty Re: [Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito?

Mensagem por Kirara Ter Ago 31, 2010 10:18 pm

Primeiro, vou quotar a Mari. 8D

É... como uma novela na sua cabeça, so que mais culturam, mais envolvente, mais facinante o.o Acho que nem devia comparar a uma novela, que fronta a literatura, me desculpe, me sinto envergonahda por isso >_>

Nem sempre Mari... Por exemplo, Escrava Isaura é um ótimo livro e foi uma das novelas mais famosas que o Brasil já fez, sendo levada até para passar na TV chinesa. Eu li o livro só, mas acho que, para a época, a novela também deve ter sido ótima. o3o/ E muitíssimo obrigada pelos elogios do título da minha fic. 8D Você faz o meu dia, Mari Sunshine. s2 -q

Agora... O meu estilo de escrita favorito é difícil dizer... Acho que vou dar uma palha dos meus livros preferidos *Quase todos que leu* e vocês mesmos podem tirar uma conclusão. '-'/

Começando por uma das primeiras trilogias que eu li... As Crônicas do Mundo Emerso, da Licia Troisi. Eu não lembro muito bem porque faz anos que eu li e a fila de livros anda e tenho muitos para ler ainda... Mas enfim, vou comentar sobre o que eu lembro. São três livros que contam a saga de uma semi-elfa e um mago de araque contra um tirano dumal clichê, mas acreditem, o tirado é dumal mesmo MESMO. O segundo e o terceiro, na minha humilde opinião, são os melhores. A história é muito mais envolvente e fica menos emo... >_> O primeiro, apesar de ser tão bom quanto, é praticamente uma introdução do que está acontecendo no mundo deles, uma introdução de personagens e talz. A escritora descreve as cenas muito bem, sem precisar ser um Tolkien da vida. É sucinta e direta e cada personagem tem uma personalidade fixa. O objetivo dos mocinhos nos três livros é o mesmo, mas, mesmo assim, isso não deixa a história maçante ou cansativa. O resto, só vocês lendo. 8D/

Ah, ela recentemente também começou outra saga que é continuação da primeira, chamada de As Guerras do Mundo Emerso. Eu sinceramente não gostei tanto quanto o primeiro. A escrita é um pouco mais maçante e a personagem principal dá uma puta vontade de estrangular. Além do mais, minha personagem preferida no livro anterior não aparece. xD/

Próxima saga é As Crônicas de Nárnia. Preciso nem dizer né? Über bom, por mais infantil e sem detalhes que a escrita seja. Morra Tolkien por ter criticado o Lewis. è_é9 Foda-se se ele não escreveu um LotR II, o intuito dele era escrever para crianças mesmo. E, ainda assim, muito adolescente e adulto adora Nárnia. u.u Mas, para variar, não gostei muito do final d'A Última Batalha. Eu, particularmente, não venero o Lewis pela escrita, mas sim por ter bolado uma saga tão boa quanto essa. '-'

Saga da Herança (Eragon, Eldest e Brisingr) agora! Podem criticar, tacarem pedras e dizer que é cópia o quanto quiserem. Pra mim, Eragon sempre será uma história original e muito bem escrita. '-' Pena que cagaram e cuspiram em cima de uma boa obra com um filme porco. =T Quero dizer... Eragon noob? No começo tudo bem, mas depois com os Varden? Isso non eczíste! E romance?! Pior que os de novela... e_e Ao menos a Sapphira ficou fodinha... Apesar de ela ter quase morrido algumas vezes no filme... E isso non acontece. D8 Nunca, em hipótese alguma, sob qualquer circunstância ou pressão, assistam esse filme de bosta! Nem mesmo por curiosidade! Eragon é um livro muito bom pra uma produção tão porca... A Disney junto com a Dreamworks deveria ter pego pra trabalhar. >_> *Fica divagando sobre o filme ao invés do livro* Enfim... Outra obra ótima sem ser maçante... Gosto do tipo de escrita dele, não é cansativo e nem enjoa. '3' Li todos os livros em pouco mais de uma semana, e recomendo quem gosta de fantasia. (y)

Deltora Quest e Rowan, o Guardião dos Bukshas são as duas sagas da consagrada Emily Rodda. Livros curtos e infantis, mas super criativos. A maioria deles tem versinhos que eu simplesmente adoro. Em Deltora Quest, apesar do objetivo da saga inteira ser o mesmo, as aventuras sempre parecem novas e melhores do que a anterior. Eu adoro isso no estilo dela. Em Rowan, todos os livros contam uma aventura diferente e com objetivos diferentes. O que eu mais gosto em Rowan é que o personagem principal, o herói, o mocinho da trama toda é um menino mirrado e covarde. Amo isso. <3 *Rowan lover* Só lendo mesmo para vocês entenderem do que falo. u.u

E, é claro, não poderia faltar meu escritor favorito: John Flanagan, que deu vida à Rangers, a Ordem dos Arqueiros. Eu mesma inspirei Esplendor Hialino nessa saga. É uma história totalmente envolvente, com um personagem melhor do que o outro. Nos primeiros livros dá pra notar que o escritor era realmente um iniciante e que não sabia muito cmofas um livro. Poucas descrições, nenhuma aventura realmente de dizer "OMG". Mas depois... Ah, depois do terceiro livro, fica simplesmente demais. Como a Mari falou. Você para de ler para dormir, tomar banho, comer... E só consegue pensar "E agora? O que vai acontecer com fulano? Será que ele tá na merda? Uma armadilha? O quê? O quê? O quê?! *Pifa*". Eu, por exemplo, to roendo as unhas de ansiedade. Preciso MUITO ler o 6º livro! >____> Sim, é uma saga maior do que HP, com 12 livros eu acho (o autor tá escrevendo o 12º agora. Tem até o 9º nos EUA eu acho só.). Tipo assim... Até agora... Minha saga favorita, sem tirar nem pôr. Tem comédia, romance, drama, e muita... Mas MUITA aventura, sem parecer fantasioso. Eu recomendo. u-u/ E, basicamente, é nessa saga que me apoio para escrever as minhas próprias fics. '-'

E por fim... Crepúsculo! -NNNNNN

Zoa. Vou falar de alguns outros escritores bons, mas que não me chamaram tanta atenção e/ou eu apenas li livros soltos.

O primeiro, claro, célebre Stephen King. Ótimo escritor e crítico claro, alguém tinha que derrubar a Stephanie Meyer do pedestal em que as fãs do Cullen a colocaram. Quando escrevi os dois últimos capítulos de Too Close eu estava lendo Desespero. Livro MUITO bom, dá medinho mesmo, tem ceninhas para 18+ -q mas sem séquiço, é claro. Ele não ia colocar os caras lutando pela sobrevivência e, depois, um céquiço çeolvagi. u.u Outro muito bom que eu li foi O Iluminado. É, aquele filme mesmo. Sim, você conhece! 8D~ Também é outro livro pra lá de bom, mas no quesito medo, eu ainda prefiro Desespero (Até porque o nome em inglês, "Despair", soa muito bem. '-') Também li o livro que ele dedicou para a filha dele (que não gostava do gênero de terror com que o pai escrevia) chamado de Os Olhos do Dragão. Apesar do nome, não é um livro assim tão fantasioso, mas sim medieval. E, apesar de não ser terror, e sim mais aventura, é bem sombrio. E, pra variar, os caras só se fodem o livro todo. 8D

Não posso esquecer de Rick Riordan, o escritor de Percy Jackson. Apesar de eu não gostar do gênero de leitura em 1ª pessoa, até que gostei da trama e de toda a história que ele inventou para os deuses gregos vivendo na atualidade. Também gostei de ele não deixar pontas soltas pela história. A maioria dos autores, por melhores que sejam, algumas vezes esquece de um detalhezinho ou outro. Eu, pelo menos, até agora não notei nenhuma falha, mas vai saber né. 8D Só acho meio tosco alguns detalhes que ele foi enfiando na história, maaaaas... Ninguém é perfeito. 8D

DELS, ESQUECI DE EOIN COLFER! Escritor da saga de Artemis Fowl! Ótimo livro, sem muito detalhamento. Não faz muito meu estilo de escrita, mas eu realmente gostei da maneira com que ele criou os personagens em si, não a história. É claro que toma a trama é envolvente e deixa o leitor bastante curioso sobre o que vai acontecer em seguida, mas não chega aos pés de John Flanagan ou Chris Paolini. Não, não estou dizendo que o livro é ruim. D8 A Hika-nee sabe que é muito bom, eu gosto bastante. Mas não me prendeu tanto assim a atenção como outros escritores, apenas gostei muito mesmo dos personagens em si que ele criou para toda essa trama envolvendo crianças, fadas e a máfia irlandesa. 8D

E, por último, Cornelia Funke, escritora de Coração de Tinta e Sangue de Tinta. Eu achei um livro pra lá de bom e que tem um filme à altura. Coração de Tinta é um livro/filme envolvente, cheio de tramas e de pura fantasia. O que eu gosto na escritora é que ela coloca no livro o desejo de qualquer criança: que as aventuras sejam reais. É claro que não vou contar como, isso só se vocês lerem. u_u/ Ela detalha bem os lugares, os livros, os cheiros, o sentimento das pessoas e a personalidade dos personagens. Não posso comentar mais muito porque só cheguei na metade de Coração de Tinta... Quando eu terminar eu falo mais. :B E é isso. \õ

PS: Sei que era para falar dos estilos de escrita e eu acabei falando das sagas em si, mas acho que não tem melhor jeito de dizer do que gosto e não gosto assim. '3'


Última edição por Kirara em Qua Set 01, 2010 10:58 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ESQUECI DO COLFER! ;O;)
Kirara
Kirara
Great Sophie
Great Sophie

Mensagens : 73
Data de inscrição : 07/05/2010
Idade : 33

Personagem
Nome: Kirara Prunaprismia
Idade: 17
Profissão: Arqueira

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito? Empty Re: [Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito?

Mensagem por Kirara Qui Out 14, 2010 2:05 pm

- Sir, meu companheiro prefere enfrentar o senhor numa batalha de cavaleiros! - ele avisou.
O homem ficou rígido e ajeitou o corpo na sela. Halt percebeu que ele quase perdeu o equilíbrio diante daquele comunicado inesperado.
- De cavaleiros? - ele repetiu. - O seu companheiro não é um cavaleiro!
Halt assentiu com exagero, certificando-se de que o homem veria o gesto.
- Ah, sim, ele é! - Halt contou. - Ele é sir Horace, da Ordem da Feuille du Chêne.
Ele fez uma pausa e murmurou para si mesmo.
- Ou eu deveria ter dito Crepe du Chêne? Não importa.
- O que você disse a ele? - Horace perguntou, tirando o escudo das costas e ajeitando-o no braço esquerdo.
- Eu disse que você é sir Horace da Ordem da Folha do Carvalho - Halt contou. - Pelo menos, acho que foi isso que eu disse - ele acrescentou indeciso. - Talvez eu tenha dito que você pertence à Ordem da Panqueca.




Dando uma pequena explicadinha nessa passagem de Rangers, a Ordem dos Arqueiros: Terra do Gelo.
Halt é um Arqueiro do Corpo dos Arqueiros e que utiliza o símbolo deles: uma folha de carvalho de prata (um colar com esse pingente no caso). Ele é consagrado no reino de Araluen e está em uma missão na região de Gálica que não vou contar lálálá, sou má. -q. Ele está seguindo junto com Horace, um aprendiz da Escola de Guerra e futuro cavaleiro. Na história, apenas cavaleiros formados podem usar títulos e brasões, por isso Halt inventou um título relacionado com a Ordem da Folha de Carvalho, que o nome que o Corpo dos Arqueiros usa.
Kirara
Kirara
Great Sophie
Great Sophie

Mensagens : 73
Data de inscrição : 07/05/2010
Idade : 33

Personagem
Nome: Kirara Prunaprismia
Idade: 17
Profissão: Arqueira

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito? Empty Re: [Discussão] Qual seu estilo de escrita favorito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos